CONTEÚDO

Deixe nossos especialistas ajudarem você a montar seu plano de sucesso.
CONVERSE COM UM ESPECIALISTA

Entenda a importância de um Assessor de Investimentos!

16/12/2021

Você sabia que é possível ter ajuda profissional, qualificada e certificada para investir? Para tanto, é necessário contar com o apoio de um assessor de investimentos. Ele atua com foco na orientação aos investidores em diversos aspectos.
Além de conhecer esse profissional e o que ele faz, é importante entender sua relevância e os resultados que ele pode gerar. Assim, você perceberá que investir no mercado financeiro pode ser mais simples se contar com a ajuda necessária.
A seguir, descubra qual é a importância de um assessor de investimentos e veja como esse agente pode atuar em prol dos seus investimentos!

O que é um assessor de investimentos?

O assessor de investimentos é também conhecido como agente autônomo de investimentos (AAI). Esse é um profissional certificado do mercado financeiro e credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atender os investidores.
Na prática, o profissional atua em uma assessoria de investimento. Por meio dela, o assessor oferece atendimento personalizado e exclusivo, considerando as características e os interesses de cada cliente.

Qual é o papel do assessor de investimentos?

Depois de saber o que o assessor de investimento faz, é importante entender quais funções ele desempenha. Por isso, a seguir, você descobrirá quais são os pontos mais importantes da atuação desse profissional.
Confira!

Ajudar a compreender o perfil de investidor

O perfil de investidor indica qual é o seu nível de tolerância ao risco, ajudando a definir quais investimentos e aplicações financeiras podem ser ideais para você.
Normalmente, ele é identificado quando você abre a conta em uma corretora de valores. Nesse momento, realiza-se o chamado teste de suitability e, com base nas respostas, é possível saber em qual perfil você se encaixa.
Porém, é comum não saber, por completo, o que isso significa na hora de montar uma carteira de investimentos. Nesse sentido, o assessor pode ajudá-lo a identificar a qual perfil um investimento é mais alinhado e quais podem ser as alternativas para a sua estratégia.

Apresentar investimentos do mercado

Outro papel importante do agente autônomo de investimento é explicar e demonstrar oportunidades do mercado financeiro. Nesse caso, ele buscará os investimentos do portfólio da instituição ao qual ele é vinculado ou disponíveis na bolsa de valores, com base em seus interesses e suas necessidades.
Logo, é uma forma de conhecer diversos investimentos que, de outro modo, talvez você não identificasse por conta própria. Também é um meio de entender quais são as opções que podem ajudar na diversificação do seu portfólio, pensando nos níveis de risco da estratégia.
Por exemplo, com base na explicação do assessor, você pode entender como funcionam diferentes investimentos do mercado, considerando o potencial de retorno, segurança e liquidez. Assim, é possível aumentar a sua compreensão sobre o mercado e as alternativas para investir.

Apoiar o acompanhamento de carteira

Após investir, você deve acompanhar a evolução da sua carteira. A ideia é conferir se os resultados têm sido alcançados conforme o esperado ou se existem oportunidades de melhoria em relação ao aproveitamento dos recursos.
Dependendo do modelo de assessoria, você contará com reuniões periódicas e acompanhamento por parte do assessor. Em determinados casos, é possível obter relatórios de desempenho — proporcionando mais visibilidade quanto ao retorno do seu patrimônio.

Auxiliar na montagem de carteira personalizada

Um assessor de investimentos também pode apoiá-lo no momento de montar uma carteira personalizada. Com base na sua estratégia e nas alternativas apresentadas pelo profissional, você poderá decidir aquela é mais adequada ao seu portfólio e aos seus objetivos.
Esse diferencial pode ser especialmente importante para investidores iniciantes. Afinal, ao iniciar a jornada no mercado financeiro, é comum não ter total compreensão sobre como montar uma carteira. Com essa ajuda, o processo tende a se tornar mais fácil.

Esclarecer dúvidas sobre o mercado

Outra função do agente autônomo de investimentos é esclarecer dúvidas que possam surgir em sua atuação no mercado financeiro. Pode ser que você tenha questões sobre uma classe ou um tipo de investimento, por exemplo.
Ele também pode esclarecer dúvidas operacionais, sobre como efetuar um investimento ou como é o pagamento de impostos. Assim, você poderá usar esses conhecimentos na sua tomada de decisão.
Contudo, é importante notar que um assessor não é o mesmo que um consultor de investimentos ou um analista. Então ele não pode fazer recomendações e nem realizar o investimento por você. Porém, o profissional pode ajudá-lo a saber mais sobre o mercado e as alternativas que você tem à sua disposição.

Qual é a importância do agente autônomo na sua jornada de investimento?

Conhecer a forma de atuação do assessor de investimentos ajuda a compreender por que ele é tão relevante para os investidores. Na prática, contar com o suporte desse profissional pode ajudá-lo a entender melhor o mercado financeiro e suas opções.
Assim, você pode ter acesso a informações confiáveis sobre o mercado e, se quiser, pode usá-las ao compor sua carteira de investimentos. Essa é uma forma de estar mais preparado para elaborar e executar a estratégia.
A partir disso, é possível identificar os riscos mais facilmente e definir quais são os investimentos certos para suas necessidades. Com isso, você terá condições para desenvolver uma carteira diversificada e alinhada a cada um dos seus objetivos.
Um dos aspectos mais interessantes sobre o serviço está no fato de que a assessoria de investimentos é gratuita para o investidor. Logo, você não precisará pagar taxas ou desembolsar um valor de contratação para contar com esse serviço.
Note, entretanto, que isso não significa que contar com um assessor é garantia de ter resultados melhores. A decisão sobre os aportes permanece sendo apenas sua, então é preciso continuar investindo na educação financeira e no preparo para fazer os seus investimentos.

Como escolher uma assessoria de investimentos?

Para aproveitar os benefícios de contar com um assessor de investimentos, é essencial buscar um escritório de qualidade. Então pesquise por assessorias que estejam vinculadas a uma boa instituição financeira, com portfólio amplo e condições interessantes.
Também é necessário verificar como a assessoria atua. Veja se há a preocupação com a realização de diagnósticos e com a criação de um plano de sucesso, por exemplo. Confira, ainda, os diferenciais do negócio, como pontos de contato e atendimento oferecido.
Com a Interinvest, por exemplo, você terá acesso ao portfólio da XP Investimentos — a maior corretora de valores da América Latina. Além disso, poderá contar com um time capacitado, experiente e que oferece uma variedade de serviços há mais de 14 anos.
Como você aprendeu, o assessor de investimentos é um profissional que pode auxiliar em sua jornada como investidor. No entanto, você permanecerá a cargo de todas as decisões, podendo aplicar os conhecimentos obtidos a favor da sua estratégia pessoal de investimentos.
Gostou dessas informações e quer contar com a nossa assessoria? Fale conosco da Interinvest e encontre seu assessor!